Principais Destaques- AT

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Xipamanine com Posto de Cobrança Texto de Telma Langa


No Município de Maputo
Xipamanine com Posto de Cobrança

Texto de Telma Langa
Fotos de Ozias Ngomane

O Bairro de Xipamanine, situado no Município de Maputo, passou a beneficiar desde o dia 28 de Novembro último, de um Posto de Cobrança implantado pela Autoridade Tributária. Trata-se da primeira iniciativa do género desde a Independência nacional, que visa a aproximação cada vez mais da Administração Tributária ao contribuinte.

A cerimónia de inauguração foi presidida pelo Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, David Simango, e contou com a presença do Presidente da AT, Rosário Fernandes, na qualidade de anfitrião, para além de líderes tradicionais, do representante do Governo da Cidade de Maputo, da Vereadora da Cidade de Maputo, do Administrador do Distrito de Ka Chamanculo, dos membros do Conselho  Superior Tributário, do Delegado da AT, na Cidade de Maputo, entre outros profissionais da instituição.

Dirigindo-se aos presentes, o Presidente do Conselho Municipal, David Simango, disse que, a abertura deste Posto de Cobrança no histórico Bairro de Xipamanine, enquadra-se nos esforços do Governo tendo em conta sobretudo a importância estratégica que o mesmo representa no alargamento da base tributária, pois, possui uma actividade comercial bastante activa e diversificada, com destaque para o mercado, sendo um dos factores que pesou bastante para a abertura da área fiscal.



O edil da Cidade de Maputo, sublinhou que, o Posto de Cobrança é uma mais valia para os agentes e os seus  intervenientes e proporcionará maior comodidade para os contribuintes na realização das suas obrigações fiscais. “A abertura deste posto insere-se nos esforços que o Governo vem desenvolvendo no âmbito da implementação do Plano Quinquenal do Governo visando a maximização das receitas, para o financiamento das despesas públicas, dimuíndo deste modo a dependência externa”, acrescentou.

Por seu turno, o Presidente da AT, Rosário Fernandes, observou que, a inauguração significa a expansão dos serviços tributários, o que revela crescimento porque vai-se colectar mais receita para os cofres do Estado, para além de reduzir a distância de alguns dos contribuintes, que antes viam-se dependentes do 2º Bairro Fiscal, para poder cumprir com as suas obrigações fiscais, mas com a abertura desta unidade passaram a ter o serviço disponível do novo Posto de Cobrança.  


Entretanto, o Director da DAF do 2º Bairro, Inácio Nassone, frisou na ocasião, que a abertura daquele posto, veio facilitar em larga medida a gestão dos contribuintes, e por outro, servir o Distrito Municipal de Ka Chamanculo no que tange ao alargamento da base tributária com objectivo de elevar o nível de realização de receitas do Estado e melhorar as condições de comodidade para o próprio contribuinte no cumprimento das suas obrigações fiscais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário