Principais Destaques- AT

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Clube “ Pássaro Azul” galardoa P-AT como personalidade económica de 2011


Clube “ Pássaro Azul” galardoa P-AT
como personalidade económica de 2011

Texto de Liége Vitorino
Fotos de Albano Naroromele

Em cerimónia pública, realizada no pretérito dia 16 de Dezembro, num dos hóteis da Cidade de Nampula, o Clube “Pássaro Azul” galardoou como personalidade económica de 2011, o Presidente da Autoridade Tributária de Moçambique, Rosário Fernandes, pela sua auto-determinação no combate à pobreza, através de esforços tendentes no incremento da receita interna no país, combate à fuga ao fisco e na educação fiscal, aduaneira e popularização de impostos.


Como merecimento desta distinção, foi-lhe atribuído um Diploma de Honra e um troféu, que entre algumas personalidades daquela praça se fizeram ao pódio, para receber a singela homenagem da Sociedade Desportiva Unida de Jovens, denominada por “Pássaro Azul”.

O acto juntou algumas personalidades ligadas à área desportiva e empresarial também galardoadas na ocasião, e foi organizado pelo jornalista António Mavila, que é o Director Executivo do Clube Pássaro Azul.
Na singela homenagem prestada por aquele clube de gabarito nacional, dezenas de petizes acompanhadas pelo seu “mister” perfilaram no salão de eventos para prestar a devida homenagem ao timoneiro da AT, num acto ovacionado pelos presentes em reconhecimento aos feitos deste destacado quadro, que tem sido considerado quer a nível nacional e internacional, como guardião do erário público.

Na lista de galardoados figuram pessoas singulares, membros do Governo, da sociedade civil, instituições públicas, Órgãos de Comunicação Social entre outras entidades ligadas à prestação de serviços, tais como, a CORNELDER de Moçambique, o Banco Comercial e Investimento, entre outros.
Antecedeu a distinção, uma acção de formação organizada pela AT, na região norte, cujo conteúdo versou a popularização do imposto com vista ao alargamento da base tributária bem como a atribuição do Número Único de Identificação Tributária, vulgo NUIT junto da população.
É de salientar que, o Clube “Pássaro Azul” é um instituto de direito privado, com a existência como organização social filantrópica, sem fins lucrativos, tendo sido fundado há aproximadamente oito ano. A sede do referido clube está baseada na Cidade da Beira e congrega cidadãos dos 7 aos 20 anos de idade.

Dirigindo-se aos presentes, o Presidente Rosário Fernandes dedicou o galardão a todos os funcionários da sua instituição, aludindo que, o seu trabalho espelha os dedos de uma mão, e só funciona em pleno quando a mão está completa.

Considerou que, eventos do género contribuem de uma forma activa, para reanimar os factores de produção, fazendo com que alguns aspectos que são acidentes de percurso e/ou mesmo êrros possam ser corrigidos, em tempo útil, por todos actores.

Conforme disse, “a gala quando oferece um galardão, o principal objectivo é convertê-lo num instrumento de repensamento e do redobrar de esforços, para mais trabalhar e mais fazer”.

Na ocasião, o P-AT felicitou o referido clube, pelo facto de se ter tornado um dos primeiros clubes moçambicanos a obter o selo “Made in Mozambic”, o que lhe confere por mérito próprio originalidade, identidade nacional e compromisso com a causa da nação da pátria moçambicana.

Fernandes, apontou que, no roteiro do seu desenvolvimento desde a génese até ao presente estado de consolidação, importa assinalar a figura da Dra Luísa Diogo, ex - Primeira Ministra de Moçambique pelo seu papel dirigente e impulsionador dos objectivos estratégicos daquela organização. 

Na sua breve intervenção considerou prestigiante e uma honra acrescida obter-se daquela organização da sociedade civil elevado sentido de massificação e abrangência o galardão. Opinou que, o galardão é transcendente situando-se para além do galardoado porque clarifica a auto estrada da visão estratégica de melhor servir e de melhor contribuir para o crescimento e desenvolvimento económico, social e cultural do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário