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segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Prestar serviços de qualidade é encontrar soluções adequadas para os desafios do dia-a-dia


Prestar serviços de qualidade é
encontrar soluções adequadas
para os desafios do dia-a-dia
- defende  Vitória Diogo, no encerramento da reunião

Prestar serviços de qualidade remete-nos ao imperativo de sabermos encontrar as soluções adequadas para os desafios que se colocam no nosso dia-a-dia bem como sabermos operar mudanças relevantes na nossa forma de ser, estar, pensar e fazer, e acima de tudo saber incorporá-las na cultura das nossas instituições, para que estas se transformem continuamente em instituições de excelência. Assim se expressou a ministra da Função Pública, quando dirigia a cerimónia de encerramento da Conferência Nacional sobre Boas Práticas na Função Pública, que decorreu de 17 a 18 de Novembro último.

Referiu que, o sucesso do programa de governação no âmbito das reformas exige de cada um dos funcionários e agentes do Estado, quadros de direcção e chefia, aos vários níveis, um permanente reforço das suas competências, da capacidade de aprender continuamente através da auto-superação, mas sobretudo através da absorção e adaptação aos nossos contextos, das boas práticas e das experiências positivas em administração pública aos níveis nacional, regional e internacional.

Observou que, parte do que melhor se faz na administração pública esteve patente no fórum e servirá de fonte de inspiração para a incansável busca de excelência nos serviços prestados ao cidadão.
Testemunhámos ao longo destes dois dias, que as mudanças e transformações positivas que têm lugar na nossa administração pública constituem o resultado do trabalho abnegado dos funcionários e agentes do Estado, que são a força motriz no processo de modernização da nossa administração pública e que asseguram a prestação de serviços de qualidade ao cidadão e ao sector privado”, disse, para acrescentar que por isso, são inquestionavelmente, o principal vector de mudança de atitude, o alicerce fundamental para a consolidação de uma administração pública assente nos valores de meritocracia, integridade e profissionalismo.

A governante destacou que, as experiências trazidas dos distritos, das províncias e do órgão central provam que, o que se exige de nós, como servidores públicos, não é de alcance possível, pois são notórias as inúmeras realizações e progressos alcançados para a melhoria permanente dos serviços prestados ao público, mesmo num contexto de constrangimentos em termos de recursos financeiros e até mesmo humanos. “Testemunhámos aqui exemplos vivos de empreendedorismo público associado aos altos valores de serviço público. Fazemos, pois, votos para que acda um de nós carregue consigo este espírito e faça brotar nas respectivas instituições, alargando a equipe de agentes comprometidos com a mudança e a transformação da nossa administração pública”, acrescentou.

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