Principais Destaques- AT

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Governo avalia positivamente os resultados da reforma


No Sector Público
Governo avalia positivamente
os resultados da reforma

Foi na realização da Conferência Nacional de Boas Práticas que coincidiu com o final da implementação da Estratégia Global da Reforma do Sector Público (2001-2011), período sobre o qual o Governo fez uma avaliação positiva do impacto que este programa logrou alcançar.

Dentre as principais transformações ocorridas no aludido período destacam-se o fortalecimento da capacidade do Estado de prover serviços cada vez de maior qualidade; o fortalecimento da capacidade dos Órgãos Locais do Estado  no que tange as suas funções, competências e recursos, aumentando a sua capacidade de responder aos anseios das comunidades por serviços de qualidade e por uma maior participação e inclusão nos processos de decisão sobre assuntos de seu interesse; o fortalecimento da cultura de integridade assente em sistemas modernos de gestão financeira e patrimonial, controle interno e externo, prestação de contas e responsabilização.

O referido programa faz menção ao cometimento das lideranças a todos os níveis com a modernização da função e administração pública e o fortalecimento da cultura de meritocracia patente nos processos de decisão sobre os recursos humanos.

Todavia, não obstante os sucessos alcançados, permanecem desafios que para a sua superação devemos entregar toda a nossa energia criativa.

De acordo com a titular da Função Pública, o factor humano deverá ser neste processo um factor crítico, a par do aprofundamento das transformações logradas durante a implementação da Estratégia Global da Reforma do Sector Público prestes a terminar. “A mudança de atitude, de valores, da maneira de ser e estar do funcionário e agente do Estado do futuro, será pois determinante no aprofundamento dos ganhos ora alcançados”, ajuntou.    

A ministra Vitória Diogo caracterizou que, a nossa administração pública é um edifício em permanente construção e, nesse contexto, as reformas continuarão a construir um elemento chave no quadro mais amplo das políticas do Governo, tal como o plasmado nos documentos estratégicos do Governo, tais como, a Agenda 2025, o PARP, o PQG e o PEDAP.

Neste sentido, o desafio que se nos impõe consiste no aprofundamento da nossa percepção, a todos os níveis sobre as realizações logradas, os desafios que ainda persistem e os melhores caminhos e opções para o futuro por forma a assegurar o desiderato de construir uma administração pública moderna, assente nos valores de meritocracia, cultura de trabalho, integridade, bem servir e cada vez mais próxima do cidadão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário