Principais Destaques- AT

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Estado expulsa 1.400 funcionários


Nos últimos 6 anos
Estado expulsa 1.400 funcionários

Vitória Diogo disse, após o Conselho de Ministros de ontem, que grande parte das expulsões dos funcionários se deveu ao desvio de fundos do Estado e outras práticas de corrupção.

Maputo (Canalmoz) – Um total de 1.400 funcionários e Agentes do Estado foram expulsos da Função Pública entre 2006 e 2011, anunciou ontem a ministra da Função Pública no final da 3ª sessão ordinária do Conselho de Ministros.
Vitória Diogo disse que grande parte das expulsões dos funcionários se deveu ao desvio de fundos do Estado e outras práticas de corrupção.
Na ocasião, Vitória Diogo explicou que os 1.400 funcionários e agentes do Estado expulsos durante o período em referência, fazem parte de um universo de 7.300 profissionais do Estado processados disciplinarmente por terem cometido diversas irregularidades como: extorsão, assédio sexual, abandono de posto de trabalho e roubo de medicamentos.
Sem revelar o montante total desviado pelos funcionários ora expulsos, a ministra da Função Pública disse que mais de 80%, dos desvios ocorreram nos sectores de Educação, Saúde, Polícia e as Alfândegas de Moçambique.
A ministra da Função Pública disse ainda que nos últimos anos tem vindo a crescer o número de funcionários de Estado que são julgados por desvio de fundos do Estado, justificando que este crescimento resulta do facto de neste momento o Estado moçambicano possuir instrumentos e mecanismos sofisticados para detectar casos de desvios de fundos como é o caso da SISTAF.
Segundo Vitória Diogo, a grande aposta do sector que dirige neste momento é combater a impunidade no aparelho do Estado, daí o elevado número de processos disciplinares que anualmente são instaurados contra funcionários e agentes de Estado que cometem actos fora da lei, sobretudo aqueles que atendem mal os utentes do aparelho do Estado, porque para além de sujar o nome do aparelho do Estado moçambicano inibe investimentos estrangeiros. (Raimundo Moiane)

Fonte: http://www.canalmoz.co.mzQUARTA, 15 FEVEREIRO 2012 04:51

Nenhum comentário:

Postar um comentário