Principais Destaques- AT

domingo, 5 de fevereiro de 2012

AT actualiza cartões de NUIT


AT  actualiza cartões de NUIT

A Autoridade Tributária de Moçambique  (AT)i lançou no pretérito dia 12 de Outubro, a campanha de actualização de cartões do Número Único de Identificação Tributária, num processo que está a decorrer a nível das Direcções das Áreas Fiscais e Postos de Cobrança nas regiões Sul, Centro e Norte do país.

Pretende-se com esta iniciativa que decorre sob o lema “Cada Contribuinte um NUIT, Novo Cartão para Todos”  substituir os cartões antigos emitidos pela ex-Direcção Nacional de Impostos e Auditoria por novos, e simultâneamente alargar o número de beneficiários.

Refira-se que, a aludida campanha insere-se no âmbito da Campanha de Educação Fiscal e Popularização do Imposto cujo pressuposto é de dar a conhecer as pessoas colectivas, singulares, portanto todo o sujeito passivo sobre a importância deste instrumento que se tornou decisivo para a abertura de contas nos bancos, provimento de lugares quer a nível da Função Pública, empresas e outras entidades, pagamento dos seus tributos, etc.

Significa que, possuir o NUIT é algo como ter sempre em carteira a identificação do cidadão, daí que esta estratégia enquadra-se no Plano Operacional da AT para o presente ano. Por forma a assegurar que todo o cidadão tenha acesso à troca e mesmo aquisição do NUIT a AT accionou mecanismos junto às suas unidades orgânicas, concretamente nas Cidades de Maputo e Matola (região sul), na Beira (região Centro) e em Nampula (região Norte) tendo em vista apoiar os cidadãos no referido processo.

O NUIT é obrigatório para todos os cidadãos residentes no território nacional e a sua obtenção passa pelo preenchimento da Declaração do Modelo 5 ou 7, que é feito mediante a apresentação de documentos pessoais, tais como, o Bilhete de Identidade ou Cédula Pessoal, o Passaporte ou DIRE ou outro documento equivalente. Por isso apelamos a todos os cidadãos a dirigirem-se às nossas unidades orgânicas de modo a poder obter em tempo útil o seu NUIT.

Na presente edição destacamos a formação de um total de 54 funcionários afectos ao Conselho Municipal da Cidade de Maputo, que beneficiou de uma capacitação institucional sobre Sistema Tributário Autárquico e Controle Interno cuja acção teve lugar no Instituto de Finanças Públicas e Formação Tributária, na Cidade da Matola, no âmbito da materialização do Memorando de Entendimento entre  a Autoridade Tributária de Moçambique (AT) e a Associação Nacional dos Municípios de Moçambique (ANMM).
 “Todos Juntos Fazemos Moçambique”.

Raimundo Mapanzene   

50 comentários:

  1. porque nao podemos fazer a aquisicao do nuit online?

    ResponderExcluir
  2. gostaria de ter o comprovativo do nuit da minha empresa via net como fazer?

    ResponderExcluir
  3. Estou de Portugal e estou a pensar dar Formação em Maputo, a empresa pede o cartão NUIT, como faço?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Como posso obter o NUIT via internet?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que estou precisando de resposta de como fazer para obter o meu NUIT via Internet

      Excluir
  5. Nuit online por favor,quero registar todos trabalhadores da nossa empresa,meu email e arturnhaca.mach@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. NUIT online porfavor, sera que nao podem inovar nisso?

    ResponderExcluir
  7. NUIT online por favor. Ora vejam, a minha filha foi tratar o NUIT no Edifício 33 Andares , numa quinta-feira (01/11) e mandaram deixar a cópia do BI, deixar o número de telemóvel e regressar na terça-feira seguinte, alegadamente por indisponibilidade do sistema.

    No tal dia marcado, mandaram voltar na quarta-feira da semana asseguir porque estavam a ter erro ao submeter o pedido, supostamente por já ter um registo de NUIT semelhante.

    Pedi o tal número de NUIT para seguir o meu expediente e não foi possível. E assim ainda não consegui ter o documento.

    ResponderExcluir
  8. gostaria de imprimir a declaracao de nuito

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde, estive no banco a fazer a minha atualização de dados,
    Contudo quando carregam o meu numero de nuit, aparece a informação que este numero ja esta sendo utilizado por outro utilizador!! como devo proceder

    ResponderExcluir
  10. Bom dia,

    Fui atribuído o NUIT N.º 900076002 há muitos anos. Preciso de atualizar as minhas contas no banco e não aceitam esse n.º, dizem que pertence a classe de associações, instituições diplomatas etc.. Tentei tratar de novo Nuit na DAF-Lichinga e não conseguem, sai sempre o n.º 900076002. Mandei os meus dados para Beira e também até hoje não conseguiram. Como devo proceder? Onde é que podem regularizar-me o NUIT com urgência?

    ResponderExcluir
  11. Penso ajuda como atualiazal oneline nuit

    ResponderExcluir
  12. Tenho o numero de nuit mas perde o papel...e agora Tao a precisar na minha empresa. Como eque posso ter o papel

    ResponderExcluir
  13. ATM_vergonha isso. Nem sequer podem responder as questões dos utentes. So neste País mesmo.

    ResponderExcluir
  14. Se não quisitamos nuit online pelomenos imprimir online.Assi vamos diminuir corupção.

    ResponderExcluir
  15. Se não quisitamos nuit online pelomenos imprimir online.Assi vamos diminuir corupção.

    ResponderExcluir
  16. É possível recuperar Nuit via online

    ResponderExcluir
  17. Como fazer para ter a declaração do nuit online????

    ResponderExcluir
  18. At não responde as mensagens porue??

    ResponderExcluir
  19. Como obter nuit online?
    Estou a tentar e não consigo.

    ResponderExcluir
  20. Como recuperar muito online porfavor

    ResponderExcluir
  21. No edifício da AT de quelimane fixaram uma informação dizendo pode-se obter o seu NUIT pela net, qual o procedimento estou tentando não estou a conseguir.

    ResponderExcluir
  22. como faco para recuperar meu nuit omline.

    ResponderExcluir
  23. Não consigo imprimir o nuit diz se que nenhum registo encotrado

    ResponderExcluir
  24. Bom dia

    Nao consigo imprimir a declaracao de nuit no sistema no inicio aceitava mas agora ja nao aceita on que aconteceu para cancelarem.

    ResponderExcluir
  25. Como imprimir o NUIT? Tento de todas as maneiras mas o sistema devolve insinuando que devo entrar em contacto o Orgão emissor.

    ResponderExcluir
  26. Depois de cumprir com toda caminhada para obter a impressão, este é o texto que sai:
    "Por favor, dirija-se a uma Unidade Orgânica da Autoridade Tributária afim de resolver problemas de validação do seu NUIT."
    O impressionante é que fui a uma Unidade e, acontece que o sistema lá imprimiu a carta NUIT.

    ResponderExcluir
  27. Como atualizar dados do meu nuit online.

    ResponderExcluir
  28. "Por favor, dirija-se a uma Unidade Orgânica da Autoridade Tributária afim de resolver problemas de validação do seu NUIT." Estes dizeres são recorrentes e frequentes para muitos que querem imprimir as suas cartas de NUIT online. Alguém da AT para explicar o que é está acontecendo e o que está sendo feito para resolver o problema?

    ResponderExcluir
  29. Como posso ter a declaracao de nuit online ??alguma app?

    ResponderExcluir
  30. Como validar dados do meu NUIT, em online?. E posteriormente faço a impressão

    ResponderExcluir
  31. Eu não consigo recuperar o meu nuit online

    ResponderExcluir
  32. Peço actualização do nuit em nome de Haliasse Ibraimo Issufo -112-169-504

    ResponderExcluir