Principais Destaques- AT

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Palestra de Educação Fiscal


EDUCAÇÃO FISCAL
Contribuir para o bem comum
O bairro Inhagoia “A”, na Cidade de Maputo, foi palco de uma acção de educação fiscal, aduaneira e popularização do imposto, organizada pela AT em coordenação com a Associação Kutuanana Ka Ka Nhagoia (AKK), aos 24 de Agosto do corrente ano. O evento visava promover uma reflexão sobre desenvolvimento, imposto e o papel da juventude na sociedade.

O evento foi bastante rico em actividades culturais nomeadamente dança, teatro e desporto, protagonizadas por jovens, uns pertencentes à Associação AKK e outros a grupos convidados, deixando ao rubro e com bom ânimo os participantes. Já, com pessoas de todas as idades, aglutinadas no recito da AKK e animadas ao sabor da música e da dança, estavam criadas as condições para, a um público permeável, falar do imposto.
Numa linguagem simples, Natércia Manhenje, do Gabinete de Comunicação e Imagem, despertou os participantes sobre a importância da sua contribuição fiscal para o bem comum, tendo frisado a importância da cobrança do recibo na compra de qualquer produto. Alertou aos presentes para não se deixarem enganar por certos comerciantes que, numa atitude desonesta, aliciam os compradores a não exigirem o recibo no acto de compra de modo a não suportarem o IVA. “Esta atitude só ajuda a enriquecer os comerciantes, na sua maioria estrangeiros, em detrimento do desenvolvimento do nosso país”. Na sequência, Manhenje falou do NUIT e da sua importância enquanto elo de ligação entre o cidadão e administração tributária.
Como é de praxe, a música ao vivo, enquanto chamariz eficaz encontrado na disseminação de matéria fiscal, marcou presença. Desta vez, a missão foi confiada a João Bata, que, sem fugir à regra, conferiu rostos eufóricos aos espectadores, estes últimos como se há muito andassem sedentos daquele tipo de música e tivessem, finalmente, tido uma resposta.
A plateia, bastante interactiva, demonstrou cometimento aos propósitos da AT. Afinal, ficou claro que o almejado desenvolvimento do nosso país depende da mais singela contribuição do cidadão.

 Momento Cultural

Momento de Animação

Nenhum comentário:

Postar um comentário