Principais Destaques- AT

sexta-feira, 29 de julho de 2011

‘Cidadania fiscal’ chega a Niassa

Cerca de 150 jovens ligadas a diversos segmentos da província de Niassa já se tornaram em educadores fiscais de matérias fiscais e aduaneiras depois de uma capacitação realizada recentemente naquele ponto do país, pela equipa do Gabinete de Comunicação e Imagem (GCIm) da AT, em coordenação com a Aro Moçambique. Entre eles constam membros da” Aro Moçambique” estudantes, músicos, estruturas municipais e professores.

Falando na ocasião, o Secretário Permanente do Niassa, Joãozinho Bandeira, acredita que, com esta acção a província poderá alargar a sua base tributária e reduzir o défice orçamental, uma vez que um cidadão consciencializado facilmente pode, também, promover cidadania fiscal.

Edson Mutemba, Delegado da AT, no Niassa, sublinhou, por seu turno, a importância do imposto, uma vez que é um meio para o Estado realizar as suas actividades financeiras.

O evento ministrado por Lemos Formiga, Chefe da Divisão de Educação Fiscal e Aduaneira abordou entre outros temas, a metodologia de implementação da educação fiscal e a importância económica e social do mesmo. Foram aflorados outros temas como a importância do NUIT, a emissão de facturas e vendas a dinheiro (VD) ou documentos correspondentes no acto de aquisição de bens e serviços.

Referir que, na ocasião foram preenchidos 84 modelos de NUIT.


Por Micaela Vicente

Nenhum comentário:

Postar um comentário