Principais Destaques- AT

quarta-feira, 18 de maio de 2011

AT induz matérias fiscais e aduaneiras aos reintegrados


Da ex- ADENA
AT induz matérias fiscais
e aduaneiras aos reintegrados

Numa formação que teve inicio a 07 de Março do ano em curso e com a duração de 15 dias úteis, a Autoridade Tributária (AT) capacitou em matérias fiscais e aduaneiras um total de 76 funcionários, dentre os quais 11 trabalhadores reintegrados da extinta Agência Nacional de Despacho - ADENA. O exercício decorreu nas instalações da AT, vulgo B6, localizadas no recinto do Porto de Maputo.


  A referida acção de indução em procedimentos e valores da AT, ocorre na sequência da decisão tomada pelo Conselho de Ministros, através do Decreto nº 20/2010 de 30 de Julho, que extingue a empresa ADENA e  cria a comissão Liquidatária para conduzir o processo total de encerramento da empresa, que incluíu o tratamento da questão dos trabalhadores.
A sessão de encerramento, teve  lugar no dia 21 de Março do corrente ano, no Armazém de Leitões B6, tendo sido  testemunhada, pelo P-AT, Rosário Fernandes, e tomaram parte membros do Conselho Superior da AT, membros do Conselho Directivo, quadros seniores, funcionários da AT, Comissão Liquidatária, formadores, funcionários e alguns convidados.

Este exercício enquadra-se no âmbito das acções que a AT tem vindo a desenvolver com vista a promover acções de formação dos seus funcionários visando dotá-los de competências técnico – profissionais e humanas, para o bom desempenho das tarefas atribuídas para a prossecução dos objectivos da instituição.
Na ocasião, foram entregues certificados de participação aos formandos, sendo um dos momentos marcantes, para estes, pois simbolizava o começo de uma nova etapa. Outro momento marcante, foi a demonstração da marcha de ordem unida e marcha de revista perante a tribuna de Honra.

Importa referir que, o Governo recomendou ainda, a busca de soluções que minimizassem o efeito nefasto da perda de emprego para os trabalhadores da ex-ADENA e os seus familiares, encorajando o enquadramento daqueles que reunissem requisitos de ingresso na Função Pública.

Na altura, a Presidente da Comissão Liquidatária, Madalena Atanásio, agradeceu a direcção da  AT pelo convite, tendo apelado aos recém-formandos para o seu total empenho de modo a serem mais valorizados no seu processo de trabalho e de igual modo agradeceu aos formadores e instrutores pela transmissão de conhecimentos quer técnicos assim como pará-militares, pois estes conhecimentos irão facilitar a actividade dos formandos nas suas novas carreiras.

Por seu turno, os formandos, agradeceram a oportunidade e sobretudo, a sábia decisão tomada, no sentido de dotar a instituição de mais meios humanos devidamente capacitados para os desafios da instituição.

Os formandos reafirmaram o seu total comprometimento na valorização e cumprimento da politica e estratégia da execução dos planos superiormente traçados, para o alcance das metas estabelecidas, que passam essencialmente pela arrecadação de receitas para os cofres do Estado, com vista à satisfação das necessidades públicas, sócio-económico do povo moçambicano.

Para este grupo de funcionários, o passado constitui uma lição, o presente uma missão e o futuro um valor a alcançar, por isso, esta formação não esta a terminar, mas sim, a começar. “ Faremos da pauta aduaneira a nossa bíblia, do código de conduta a nossa lanterna e das metas o nosso foco”, frisaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário