REPÚBLICA
DE MOÇAMBIQUE
MINISTÉRIO DAS FINANÇAS AUTORIDADE TRIBUTÁRIA DE MOÇAMBIQUE
COMUNICADO INTERNO Nº 16
Intervenção do Presidente
da Autoridade Tributária de Moçambique
Relativo à Central de Atendimento
A criação da Central de Atendimento enquadra-se no âmbito
dos esforços da Administração Tributária em aproximar-se cada vez mais de
contribuinte, tornando o seu atendimento mais célere e de qualidade, tendo em
conta a importância estratégica que o mesmo representa no alargamento da base
tributária.
A Central de Atendimento é um sistema moderno, preparado
para receber e tratar as solicitações do contribuinte, sejam por meio
telefónico, fax ou electrónico.
Foram preparados funcionários que irão trabalhar e os que
irão interagir a todo o momento com a Central, para assim permitir o bom
atendimento aos contribuintes.
Assim, foram criadas as condições para o apetrechamento
desta Central de Atendimento com sala de trabalho em open space, à prova de
som, com capacidade para 14 agentes e equipamento informático para o mesmo
número de agentes. À laia do que acontece com os chamados HELP DESK, na gestão
aduaneira.
Este é o Primeiro Seminário de Divulgação da Central de
Atendimento no quadro do Projecto de Modernização dos Serviços do Contribuinte,
Fase I.
Esta tem o envolvimento de 92 entidades, das quais :
• 83 –
AT 86 93%
• 03 – CEDSIF
• 02 - Banco de Moçambique
• 01 - Associação Moçambicana dos Bancos
• 01 - Ministério da Indústria e Comércio
• 02 – Outros
A Empresa Fornecedora da Central de Atendimento é a MD
Consultores, obedecendo às regras de procurement da ICF*, e requisitos do
Tribunal Administrativo.
As Empresas contratadas para a execução do projecto da
Central são:
•Tecnicol – formação em técnicas de atendimento,
•CENFOSS – formação em SQL, em 3 módulos, nos
laboratórios da CENFOSS.
As acções preliminares de comunicação e divulgação já
abrangiram:
a) Na DRS* – Maputo Cidade + Província UGC* + 3
DAF’s* + alguns Postos de Cobrança + TIEPO*/ TIAUTO*, III/ TIRO*, além de DAF’s
Inhambane + Gaza
b) Na DRC* – Cidade da Beira
2 Bairros Fiscais + I Instituto de Finanças Públicas e
Formação Tributária / Delegação Provincial/ Direcção de Serviços Comuns/
Alfândega.
c) Na DRN* – Cidade de Nampula UGC + DAF’s de
Nampula + Nacala. Alfândega de Nampula + Alfândega de Nacala + Delegação da
Província de Nampula.
Está em curso a arquitectura do Portal do Contribuinte,
compatível com os requisitos do e-Tributação.
Já Passam desde a primeira Sessão Extraordinária do
Comité Executivo de Modernização dos Serviços de Contribuinte – Fase I foi de
25/02/2012
Nos Cabe definir esta opção tecnológica como uma das
prioridades e um dos pilares de gestão estratégica do Sistema Tributário Nacional.
A Central de Atendimento, com o Call Centre e o Portal do
Contribuinte, configuram as janelas de diálogo interactivo, frequente e
permanente, entre a Administração Fiscal e o Contribuinte.
Nos cabe administrar correctamente, e de acordo com as boas
práticas, estas opções tecnológicas, tornando-as património nacional,
sustentáveis e compatíveis com os desígnios da política económica e tecnológica
do Estado Moçambicano.
A finalizar, nos permitam dirigir os nossos
reconhecimentos ao ICF, a todos os doadores do Fundo Comum em geral, ao CEDSIF,
ao sector privado, stakeholders e à Sociedade Civil em geral, pelos níveis
alcançados na Implementação da Fase I do Projecto de Modernização dos
Serviços do Contribuinte.
Declaro aberto o 1º. Seminário de Divulgação de Central
de Atendimento.
Todos Juntos Fazemos
Mocambique
Muito Obrigado
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